top of page

Tendência mundial no tratamento da dor crônica: "Empowerment", "Coping"


As pesquisas de tratamento de dor crônica (fibromialgia, LER/DORT/AMERT, dor ciática,

enxaqueca,...) evidenciam a importância do Paciente Ativo, ou seja, de estratégias que auxiliem o paciente a desenvolver maneiras de enfrentar e vencer a dor crônica.

A equipe da Clínica Educa a dor oferece diversas abordagens para auxiliar o paciente na descoberta e utilização de técnicas/métodos para reduzir as crises de dor em intensidade e frequência.

O tratamento multidisciplinar é centrado no paciente, em suas percepções de dor e de sucesso, em seus medos e receios. Mas principalmente, em sua observação de conquistas diária.

Este movimento de educação em saúde é cada vez mais estudado em grandes universidades. No inglês, "empowerment" (algo como: empoderamento). Do ponto de vista clínico este termo significa que o profissional da saúde (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, educador físico) deve permitir que você (paciente) aprenda e responsabilidade sobre sua condição de saúde. Este movimento vê o paciente como o protagonista no processo de tratamento e os profissionais de saúde tornam-se coadjuvantes (ao aplicar técnicas específicas). Alguns descrevem os profissionais de saúde como um "guia" nesta - longa - caminhada. Podemos fazer uma analogia com a alfabetização. Este processo inclui uma orientação para a identificação das letras, sílabas e palavras para enfim permitir a compreensão da linguagem escrita. Porém, sem o esforço do aluno de nada adiantaram as aulas e o esforço dos professores. Durante o tratamento da dor crônica nós seguimos passos semelhantes. As "Écoles Interactionnelles" (École du Dos) iniciam pela identificação dos sinais e sintomas, aplicação de diferentes técnicas e estratégias para o controle da dor, para enfim permitir a prevenção das crises, redução na duração e intensidade da dor.

Assim como no processo de alfabetização, devemos identificar qual idioma iremos falar (ex: português ou inglês). No caso da dor crônica devemos que identificar juntos (paciente e terapeuta) qual a linguagem da expressão e manifestação da dor em cada pessoa. Não há uma fórmula exclusiva para cada indivíduo, mas sim técnicas e métodos básicos que são adaptados e construídos de acordo com as necessidades de cada um.

Estar junto,

Guiar o processo de auto-conhecimento, aplicar estratégias para manejo da dor

- Importância e função do Profissional de Saúde do Século XXI -

Acredite sempre em seu potencial!

Siga em frente nesta caminhada em busca do tratamento da dor crônica

Procurar por tags

ONDE ESTAMOS

HORÁRIO

FALE CONOSCO

Rua Lauro Linhares, 2055

Shopping Max & Flora

Sala 107 - Torre Flora

Trindade

Florianópolis, SC

CEP 88036-003

Nome da empresa: BLSC Curso e Editora Ltda

Nome Fantasia Educa a dor 

CNPJ 47.764.293/0001-47. 

Endereço comercial:   Rua  Lauro Linhares, 2055, 107-Flora,  Florianópolis, SC, Brasil - CEP 88036-003

Data estimada de entrega dos produtos: até  3 dias úteis após a confirmação do pagamento.

© 2023 by Nick Erickson Physiotherapy. Proudly created with Wix.com

Recepção

Manhã   8h às 12h

Tarde   13h às 17h 

Demais horários contato por:

WhatsApp

- E-mail

- Redes sociais

Recepção - Telefone:

(48) 99677.0246

Email: atendimento@educaador.com

whtasapp.png
Captura_de_Tela_2020-02-27_às_6.09.36_PM
bottom of page