Checklist: Aliança terapêutica
Ah!
sinceramente!
Temos que admitir que a gente adora atalhos.
Se tem algo que promoveu nossa evolução para a aquisição de conforto acho que o principal motivador foi essa buscar por encurtar o tempo, otimizar nosso tempo para fazermos o que quisermos com ele.
- "ir ao banco" pelo celular, sentado no sofá de casa
- comprar comida fresca no supermercado sem ter que cuidar do processo de plantio.
-.....
Mas quer reduzir a ALIANÇA DE CONFIANÇA CONSTRUÍDA ENTRE PACIENTE E CLÍNICO/TERAPEUTA AO MOBILIÁRIO, OU AS DICAS SIMPLÓRIAS ....
Sejamos coerentes, Discussão sobre os ítens da imagem:
1. a mesa precisa estar limpa, ter espaço para o material que sera utilizado na consulta. A mesa precisar ser um apoio para você para o paciente.
2 - 3 e 5. Computador, Anotar, Gravar.
Se voce acha que algum desses itens prejudica a sua relação com o paciente, será necessário identificar A SUA MELHOR FORMA de fazer o registro.
4. olhar nos olhos = o tempo todo?!?!?! Isso intimida o paciente e desconfortável para o profissional.
Garanto que se você explicar ao seu paciente o que este fazendo ao escrever ou digitar, ele se sentirá acolhido e cuidado!
O registro no prontuário alem de importante para o seguimento, primordiais para a segurança do paciente e e obrigatoriedade dos conselhos profissionais.
-------------
No tratamento, seja da dor ou de outras situações de perda de saúde, além da habilidade técnica do profissional destaca-se a importância de:
- uma comunicação efetiva, falar de forma que o paciente entenda o que você está querendo explicar (evitar jargões)
- uma escuta ativa, estar atendo ao relato do paciente
- e a construção de uma aliança terapêutica.
Esses princípios acima são fundamentados pelos princípios da comunicação, e várias linhas de tratamento que emergem da teoria construtivista. Mas também estão na base de todo o tratamento em saúde desde os primeiros registro da humanidade.
Sim, a participação ativa do paciente, suas expectativas e crenças = são primordiais para o sucesso de qualquer tratamento (inclusive cirúrgicos, e até anestésicos)
-Recomendo a leitura do Capítulo 2 do Livro Estratégias terapêuticas para o tratamento da dor
コメント