Covid 19 - Você já ouviu falar no oxímetro?
A pandemia do vírus Covid 19 fez com que esse pequeno e curioso aparelho ficasse bem famoso entre os dedos da população mundial.
Infelizmente, não pode-se dizer que o aparelho popularizou-se, pois apesar de tornar-se frequente, o valor dele elitizou-se.
O nome do aparelho é OXÍMETRO e ele nos indica dois valores importantes para acompanhar a evolução do paciente com problemas no sistema respiratório e cardiovascular.
SpO2 %
Saturação periférica de oxigênio no sangue em porcentagem.
De forma simples, indica a "taxa de ocupação" das nossas células sanguíneas responsáveis por carregar o oxigênio. Ou seja, quantas dessas células estão ocupadas com oxigênio.
Quando o sangue passa pelo pulmão* ele troca o gás carbônico (lixo metabólico) pelo oxigênio (combustível metabólico), e essa medida de SpO2% vai indicar quantos conseguiram fazer a troca do gás.
* O sangue não entre no pulmão, ele passa coladinho para poder fazer a troca de oxigênio e gás carbônico.
A Saturação pode ser baixa por alguns motivos, mas no caso da SARS CoV 2 (COVID 19) deve-se a uma barreira entre o pulmão e os vasos sanguíneos.
Era como se antes da COVID, as portas estivessem abertas e a troca ocorresse com facilidade
Agora com a doença (e sequelas), construíram umas paredes, uns muros, e a troca entre os gases ficou BEM mais difícil.
Os valores desejáveis são de 96% para cima
Mas quando temos um pulmão que sofreu um pouco com a doença aceita-se valores acima de 92%.
FC
Frequência cardíaca
Esse valor indica quantos batimentos o seu coração faz por minuto.
O valor varia de acordo com seu humor (calmo, nervoso) e com seu nível de esforço físico (repouso, esforço leve , moderado, intenso).
Kommentare