Dor: um conceito cognitivo e psicológico e não uma medida física.
Nesta semana, mais precisamente no dia 16 de julho de 2020, a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) publicou a atualização do conceito: DOR.
Essa nova definição altera apenas alguns termos, aparentemente pouca coisa mudou. Mas, a mudança valoriza o aspecto motivo-afetivo, as construções socioculturais ou seja, as conexões da neuromatrix : os RUBS (pontinhos em roxo na imagem abaixo).
A maioria desses RUBS (pontinhos) estão localizados em áreas emocionais e cognitivas, por isso essa construção individual de significados e associações é tão importante em sua tomada de decisão quanto na percepção e interpretação de sintomas e eventos.
Era necessário atualizar:
A dor como um conceito cognitivo e psicológico e não uma medida física. Reconhecendo-se as múltiplas interações entre corpo e mente, o significado atribuído a dor em diferentes culturas e populações. Além do reconhecimento que dor não necessita de expressão verbal, logo os animais também sentiram dor. Até então, descrevia-se apenas como estimulo nociceptivo e não reconhecia-se as interações cortical do animal para a interpretação da dor.
É de comum acordo que o conceito dor
não era para ser um tratado sobre a biologia da dor, nem critérios de diagnóstico da dor. Precisava enfatizar aspectos importantes da complexidade da dor que eram difíceis para capturar em uma breve definição.
Imagem
Para não poluir muito nossa imagem, e poder ilustrar os diversos mecanismos, optamos pode ligar os pontos (RUB) apenas a um outro ponto (RUB), mas na verdade eles se conectam entre eles e entre muitos outros! E assim contrói-se a neuromatrix de cada indivíduo.
"An unpleasant sensory and emotional experience associated with, or resembling that associated with,
actual or potential tissue damage"
Em relação à publicação de 2019 (que está no livro Estratégias terapêuticas para o tratamento da dor, 2020) Há algumas alterações :
👍Desagradável
Sinônimo de: irritante, repugnante
Que não se consegue agradar; que provoca desprazer; que deixa uma péssima impressão
Que provoca aborrecimento: acontecimento desagradável.
Que é irritante; que causa irritação em outra pessoa; irritante: sujeito desagradável.
(Fonte)
👎Aversiva
Sinônimo de: Repulsiva
Medicamento que provoca aversão ou faz com que alguém sinta repugnância em relação a uma substância, geralmente se refere aos remédios que causam aversão ao cigarro, ao álcool: o paciente iniciou seu tratamento com aversivos.
Que causa aversão ou repugnância a: substância aversiva. (Fonte)
👍Associada com (...) ou semelhante à causada por
Ao favorecer a dor expressa em de forma a associação acima da causa entre a experiência e o dano, valoriza-se o aspecto individual de quem sente a dor.
👎 Normalmente causada por (...) ou semelhante à associada com
Neste caso valorizava-se mais a causa que a associação.
👍 Dano (damage)
A palavra dano foi incluída em troca da palavra lesão para valorizar a percepção daquele que sente dor sobre a percepção de outros.
👎 Ferimento (injury)