Fiz uma cirurgia, quanto tempo demora para cicatrizar?
O processo de cicatrização é fisiológico (natural) e depende de várias características:
Inicia com o processo inflamatório (dor, vermelhidão/rubor, edema/inchaço, calor local) quando o corpo "chama" células de proteção e de cicatrização para o local do corte/ferimento/incisão cirúrgica.
Alguns elementos vão influenciar diretamente a duração da cicatrização:
- características pessoais/genéticas,
- tipo de corte (mais profundo, mais superficial, extenso ou curto). Se muito profundo ou o tecido da pele ficou muito separado, isso pode aumentar o tempo para fechar o corte.
- comprometimento (ou não) do tecido vascular (sangue) na região, Por exemplo: se houve hemorragia, lesão dos vasos sanguíneos isso pode aumentar o tempo necessário para a cicatrização.
- alimentação/hidratação pré e pós corte/cirurgia
- cuidados com o ferimento/corte (higiene, imobilização, estímulos na pele,..). Muito importante cuidar para para não deixar microorganismos entrarem (infecção). Trocar o curativo no tempo indicado e adaptar a frequência caso o clima esteja muito úmido, ou quente.
- algumas doenças podem aumentar o tempo de cicatrização como o diabetes e até a pressão alta.
- alguns medicamentos também tem influencia direta sobre esse processo, alguns tornam o processo mais lento, como os corticoeteróides, ATENÇÃO em vários casos eles não podem ser suspensos! Então, converse com o seu médico!
Por esses motivos o tempo de cicatrização varia entre as pessoas.
De forma geral e resumida a cicatrização é diferente em cada camada da pele (imagem 1):
CAMADA MAIS FINA E SUPERFICIAL: a camada mais fina e superficial da nossa pele leva entre 7 e 10 dias para cicatrizar, uma camada fina que tem o objetivo de bloquear um pouco essa passagem do meio externo, para o meio interno e limitar a possibilidade de entrada de microorganismos.
EPIDERME | ESTRATOS PROFUNDOS: a epiderme demora em torno de 28 dias para se recompor e reestruturar as camadas do tecido mais superficial que nos protege do meio externo.
DERME: a parte mais profunda e de certa forma mais rica na especificidade das células. Nessa camada tempos a maioria das estruturas vasculares (sangue) e nervosas que alimentam, protegem e recebem as informações do meio externo. Neste nível temos a maioria os receptores sensoriais (imagem 2). Para regenerar essa parte do tecido o corpo precisa de ate 6 meses. Esse tempo nos permite compreender o quão complexa e essa camada.
Algumas dores pode podem surgir nesse período de cicatrização, que levará até 6 meses (ou
mais, dependendo dos fatores que conversamos no início do texto).
Nas primeiras horas da cicatrização acontece a fase que chamamos de fibroplástica (pode durar até 4-6semanas).
Geralmente a partir do segundo dia já tempos o depósito de fibras de colágeno (pelo fibroblastos - células da pele) que é chamado como fase de reparação e também levará semanas).
A fase de remodelagem é aquela que costuma acontecer quando a pele por fora já parece bem cicatrizada, mas as camadas mais profundas ainda estão se recompondo. Nesse período a gente geralmente já estimula a bem a pele para que ela tenha uma cicatriz que seja elástica, móvel e não se prenda aos tecidos mais profundos.
Por outro lado, é importante lembrar que nesse período, também temos a recomposição do tecido da derme, que tem as terminações nervosas, os receptores sensoriais, os vasos sanguíneos, .... ficar atento e estimular para que esses também tenham uma boa cicatrização e proteger inclusive de dores crônicas pós operatórias.
Lembrar que a dor crônica, um dia foi aguda
Por isso é tão importante acompanhar a dor durante o processo de cicatrização.
Comments